quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ladainhas Maiores

A Igreja celebra hoje duas solenidades que não têm relação entre si: As Ladainhas Maiores e a festa de São Marcos, instituída posteriormente.
Havia outrora em Roma no dia 25 de abril uma solenidade pagã, chamada Robigalia. Consistia principalmente em uma procissão que saía da cidade pela porta Flamínia, dirigia-se para a ponte Mílvio e terminava num santuário suburbano, situado na via Claudia, onde se imolava uma ovelha em honra dum deus ou duma deusa Rubigo. As Ladainhas Maiores foram instituídas para substituir  esta cerimônia pagã. O percurso é conhecido por uma convocação de São Gregório Magno.
Era sensivelmente o mesmo que o da procissão pagã. Todos os fieis  de Roma iam à Igreja de São Lourenço em Lucina, a mais vizinha da porta Flamínia. A procissão saía por esta mesma porta, fazia estação em São Valentim, atravessava a ponte Mílvio, depois voltava à esquerda para o Vaticano e ia à basílica de São Pedro para a celebração dos Santos Mistérios (Santa Missa).
Estas Ladainhas recitam-se em toda a Igreja, para afastar os flagelos e atrair as bênçãos de Deus sobre as searas. "Dignai-Vos dar e conservar as frutas da terra, nós vos pedimos, ouvi-nos", canta a Igreja durante a procissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário