domingo, 18 de março de 2012

Uma terna devoção a São José


Grandíssimas são as vantagens que nos traz a proteção dos santos. Se prezamos tanto, se cultivamos com tanta dedicação as boas graças dos favoritos dos príncipes, que cuidado não devemos ter para merecermos a proteção daqueles que mais elevados estão na glória, daqueles que são mais válidos e mais poder tem junto de Deus?
Conclui daqui a devoção que deves ter a São José. Que Santo mais poderoso perante a Jesus Cristo e a Virgem Santíssima do que esse que é Pai de Jesus e Esposo de Maria? Esse que, retirando-se para o Egito, salvou o próprio Salvador?
Confia na poderosa proteção deste grande santo, mas nada esqueças para que sejas digno dela. Em nenhum ano deixes de te confessar e comungar no dia da sua festa, soleniza-a com tua família, invoca-o todos os dias com uma oração particular. Toma-o para teu advogado em toda a tua vida, e nunca deixes de lhe rezar mais particularmente nas quartas-feiras de cada semana, que é o dia consagrado pela devoção dos fiéis a São José.
Poucas terras haverá onde se não entre alguma Igreja, oi pelo menos alguma capela dedicada a este grande santo.
Tem no teu quarto a imagem deste santo Patriarca, e escolhe-o para protetor particular da tua família, inspirando continuamente a teus filhos e aos que estão a teu cargo uma inteira confiança, uma terna devoção, um grande respeito a São José.
Não há no mundo estado nem condição que não possa, que não deva mesmo tomá-lo por protetor; os grandes, porque era de sangue real; os casados, porque também o foi; os artistas, porque também foi um pobre carpinteiro,; os mendigos desprezados acharão nele um verdadeiro pai; os caminhantes experimentarão o seu auxílio nas viagens, cujos incômodos e perigos o mesmo santo experimentou na que fez para o Egito. Pelo que toca a vida interior, à verdadeira devoção e à castidade, pode dizer-se que São José foi modelo dos que a professam. E que devoção não devem ter a este grande santo as pessoas que vivem na religião?
Finalmente, São José é advogado especial da boa morte; sob o seu nome e em sua honra tem-se fundado, com autoridade apostólica, muitas piedosas congregações e confrarias, para ajudarem os moribundos naquele momento. A boa morte é a obra máxima de toda a vida. Em que outra hora necessitamos de maior auxílio? E que consolação ter merecido uma boa morte por meio duma terna devoção a este grande santo, que faz sempre sentir os efeitos da sua poderosa proteção naquela última hora!
Pede a Deus todos os dias a graça da perseverança final; pede-lha por intercessão de São José.

Pe Croiset – Ano Cristão – Volume III- Março .



Nenhum comentário:

Postar um comentário